Um espaço de Debate, Um formular de ideias
 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Olivença, Posições e Resoluções possíveis.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Qual a saída que estariam dispostos a aceitar?
Nenhuma, Olivença é NOSSA.
29%
 29% [ 6 ]
Nenhuma, Olivença é Espanhola
19%
 19% [ 4 ]
Olivença é nossa, mas aceito uma Governação conjunta
0%
 0% [ 0 ]
Olivença é espanhola, mas aceitaria uma Governação conjunta
0%
 0% [ 0 ]
Olivença ter uma soberania e governação conjunta
0%
 0% [ 0 ]
Olivença ter um estatuto especial, semelhante ao de Andorra
52%
 52% [ 11 ]
Vender-se Olivença a Espanha
0%
 0% [ 0 ]
Total dos votos : 21
 

AutorMensagem
Nuno
Convidado



MensagemAssunto: Re: Olivença, Posições e Resoluções possíveis.   Sab 21 Out - 15:11

O caso de Olivença é deveras estranho. Mas...se Portugal nunca teve força para que Olivença fosse reconhecida como território português, o que fazer passado tantos séculos? e os habitantes de Olivença? será que querem ser portugueses?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Anonymou
Convidado



MensagemAssunto: Re: Olivença, Posições e Resoluções possíveis.   Sab 21 Out - 22:49

Nuno escreveu:
O caso de Olivença é deveras estranho. Mas...se Portugal nunca teve força para que Olivença fosse reconhecida como território português, o que fazer passado tantos séculos? e os habitantes de Olivença? será que querem ser portugueses?

Caro Nuno.
Portugal não reconhece Olivença e terras de Juromenha como Território do Reino de Espanha.
Sucede que a "arrogancia" de Espanha está em não repeitar o que assinou á 200 anos ,mais própriamente 9 de Junho de 1817.
Caro Nuno esta pergunta nem deve der questionada , depois de usurpação e aculturação,claro que não ,por que razão nós pretendemos cidadãos Espanhois.
Para mais conhecimento da História www.olivenca.org
Bem Haja
Voltar ao Topo Ir em baixo
Nuno
Convidado



MensagemAssunto: Re: Olivença, Posições e Resoluções possíveis.   Dom 22 Out - 8:28

Pois, caro Diogo, a parte da história da usurpação de Olivença, eu sei, mas o que questiono, é se o povo de Olivença, não quiser ser português, em virtude de só o ser no papel, que se poderá fazer? O primeiro problema é que não se conseguiu nunca que Espanha honrrasse o Tratado, o 2º é que o povo de Olivença já nem nos reconhece a nós. Perante este problema, valerá apena a guerrear por algo nunca cumprido, desde há 200 anos. Eu julgo que só valeria a pena se os habitantes de Olivença assim o desejassem.

Bem Haja
Voltar ao Topo Ir em baixo
RosaLati
Convidado



MensagemAssunto: Re: Olivença, Posições e Resoluções possíveis.   Dom 22 Out - 11:10

Bom Nuno, como já te foi explicado, isto é uma história"velha e longa". Quer queiram quer não, Olivença é oficialmente território português. A grande vergonha é que Espanha não cumpriu o Tratado que o Diogo te refere e nunca desocupou,nem entregou a Portugal o território que nos pertence por direito. Noutros tempos.....a tomada de posição seria a invasão e tomada pela força de Olivença....mas.....os tempos são outros, já não há histórias daquelas que sei que muito gostas de heróis de capa e espada.
Para que esta história, tenha um fim digno, Espanha deveria entregar o território que não lhe pertence com um pedido de desculpa com quase dois séculos de atraso, mas...mais vale tarde do que nunca. Como também referiu a Beladona, há que recorrer à Diplomacia portuguesa, para que este problema tenha enfim resolução. Acede ao site que o Diogo te apontou que tem muita informação sobre este assunto, www.olivenca.org.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Beladona

avatar

Número de Mensagens : 506
Localização : Algarve
Data de inscrição : 25/09/2006

MensagemAssunto: Re: Olivença, Posições e Resoluções possíveis.   Dom 22 Out - 12:28

Caro Nuno

O caso de Olivença nesta altura do campionato,e no meu entender só através da diplomacia se poderia voltar a ter Olivença,ou dando-lhe um estatuto especial como o de Andorra.

Quanto à população continuaria a viver lá se assim o entendesse ou iria para onde mais desejasse,já se sabe que todos aqueles que trabalham para o estado espanhol não teriam interesse em largar a alçada espanhola para não perderem benefícios,até mesmo para uma futura contagem de tempo de trabalho para a reforma.

Portugal hoje em dia não dará um futuro promissor a nível financeiro a qualquer pessoa que esteja habituada ao nível de vida espanhol.

Por isso acho que o estatuto especial para Olivença seria o melhor para todos.

Um abraço da Beladona
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
RosaLati
Convidado



MensagemAssunto: Re: Olivença, Posições e Resoluções possíveis.   Dom 22 Out - 14:53

Também concordo com um estatuto especial para Olivença, no sentido de minimizar os danos sociais que uma mudança de Estado, poderia causar aos seus habitantes.
Voltar ao Topo Ir em baixo
IzNoGuud
Admin
avatar

Número de Mensagens : 418
Localização : Algarve
Data de inscrição : 05/07/2006

MensagemAssunto: Re: Olivença, Posições e Resoluções possíveis.   Seg 23 Out - 3:22

Diogo Ventura escreveu:
Caro IzNo
Portugal está 200 anos á espera que seja cumprido a Acta Final do Tratado de Viena 1815 .Não reconhece ,Olivença e Terras de Juromenha mais a Freguesia do Concelho de Elvas,como Território do Reino de Espanha.
Faltam no presente 100 marcos de Fronteira isto é pela elegalidade não há fronteira .
Portanto está fora de questão ceder seja o que for.
Primeiro que tudo honrar a assinatura do Tratado.

Ou seja, o que o amigo me está aqui a dizer é que para todos os efeitos e enquanto Espanha não honrar o Tratado de Viena de 1815, o que ainda está em vigor é o que regulou o fim da Guerra das Laranjas, onde Portugal reconhece como Espanhola as terras em disputa.

Espanha ainda NÃO honrou um tratado, pode-se acusar Espanha de quebra de contracto... mas nada mais. Por isso pense bem quanto às formas como se pode reclamar neste caso e o que se pode ganhar ou perder.

Diogo Ventura escreveu:
Nós em relacção a Macau cumprimos o Tratado e a Transição aconteceu sem problemas ,quem quiz veio para Portugal outros ficaram .

Portugal, ofereceu um território que nos tinha sido dado e não "alugado" como foi Hong Kong. Macau era para estar sob a nossa administração ad eternum, na realidade tinha passado a ser território Português pois não existia na altura o termo que passou a ser usado após o 25 de Abril (reconheço que não sei se antes ainda) de "Sob Administração Portuguesa".
Portugal não quis foi viver de novo um caso semelhante ao da Índia Portuguesa que foi anexada pela Índia em 1961.
Note-se que uma maioria significativa da população destes territórios queria permanecer Portuguesa. Por isso... cumprimos um acordo, inventado por nós e somente à 2ª tentativa, pois Mao recusou a entrega de Macau quando este lhe foi oferecido em 1974/75.

Diogo Ventura escreveu:
...Cada caso um caso Olivença não foi nenhuma "prenda"mas sim ocupada ,usurpada e aculturada é inpressionante...

E legitimamente entregue por Portugal a Espanha aquando do Tratado que vinculou o fim da Guerra das Laranjas. É bom não esquecer isso.
Temos sim à posteriori um Tratado que regula a posterior entrega desses Territórios a Portugal. Não me lembro no entanto é de alguma data específica para o fazer... se existir, peço que me informem pois de facto não sei.

Por isso defendo, que Portugal deve procurar encontrar formas de Espanha proceder a essa entrega, sem que esta perca prestígio internacional.
Ou procurando a simpatia do seu povo, numa situação tão "democrática" como a actual.
Mas pode por de lado o caso de uma intervenção armada, pois esta seria vista internacionalmente, como uma agressão Portuguesa a Espanha, pois Olivença AINDA é Espanhola até que esta nos seja entregue.

Ou o amigo esqueceu-se de como "conquistámos" o Alentejo? Também nós o aceitámos entregar a Castela e este foi conquistado por "aventureiros" que o entregavam a Portugal.

Um abraço,

IzNo

_________________
Não ligues ao que os outros dizem. Escuta-os, analiza e reformula o teu próprio pensar.

Que seja essa a tua força.

Cogito Ergo Sum, I Tego Arcana Dei
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://politica-monarquica.naturalforum.net
IzNoGuud
Admin
avatar

Número de Mensagens : 418
Localização : Algarve
Data de inscrição : 05/07/2006

MensagemAssunto: Re: Olivença, Posições e Resoluções possíveis.   Seg 23 Out - 3:41

Nuno escreveu:
...se o povo de Olivença, não quiser ser português, em virtude de só o ser no papel, que se poderá fazer?...o 2º é que o povo de Olivença já nem nos reconhece a nós. Perante este problema, valerá apena a guerrear por algo nunca cumprido, desde há 200 anos. Eu julgo que só valeria a pena se os habitantes de Olivença assim o desejassem.

Caro amigo, um bem haja.

Aqui há um pequeno problema Wink

É que o povo de Olivença, neste momento, NÃO tem nada que decidir sobre se quer ser Português ou Espanhol Wink

Pode parecer pouco democrático, mas passo a explicar.

Para que fosse válido um referendo sobre a questão da Nacionalidade, este deveria ser feito aos Oliventinos da altura. Ou seja, em 1815.
Só que aconteceram umas coisitas pelo meio...

1º Grande parte dos Oliventinos foi deportada à altura.
2º Olivença e restantes terras foram colonizadas por Espanhois de modo a estes "segurarem" melhor a terra em caso de nova Guerra com Portugal. Era política normal até estas alturas.

Ou seja... grande parte dos Oliventinos de hoje, são apenas Espanhois que já nascem ali há 200 anos.

Esta questão é mais parecida com o conflicto Israelo-Palestino do que com Gibraltar, própriamente dito.

Por isso eu defendo, uma resolução conjunta. De modo a salvaguardar ao máximo os direitos de Portugal, mas procurando não alienar igualmente a população Espanhola Oliventina, que já é igualmente Oliventina.

E para os que me vão dizer, que os Oliventinos Espanhóis NÃO SÃO Oliventinos verdadeiros.
Eu digo-lhes que nós apesar de estarmos em África 500 anos, somente tivemos na maioria dos sítios, efectivamente, menos de 100. E vão-me agora perguntar a qualquer um dos que por lá nasceu se este se vê como Português ou como dessa "ex-colónia" em 1º Lugar e como Português em 2º.

Eu sei a resposta...

Um abraço,

IzNo

_________________
Não ligues ao que os outros dizem. Escuta-os, analiza e reformula o teu próprio pensar.

Que seja essa a tua força.

Cogito Ergo Sum, I Tego Arcana Dei
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://politica-monarquica.naturalforum.net
RosaLati
Convidado



MensagemAssunto: Re: Olivença, Posições e Resoluções possíveis.   Seg 13 Nov - 14:39

Grupo dos Amigos de Olivença
www.olivenca.org <http://www.olivenca.org>

Divulgação 12-2006


Está em curso na Net um «abaixo-assinado», em Inglês, da autoria de Sam
Gomes, de Londres, dirigido a «The Ambassador of Spain», em que se denuncia
a actual situação de Olivença.
Pelo interesse da iniciativa, e deixando ao critério de cada um
subscrevê-la, transcreve-se:

«Olivença back to Portugal»

<http://www.petitionspot.com/petitions/Olivenca_back_to_Portugal>


«Olivença back to Portugal
Olivenza is a Portuguese territory illegaly occupied by Spain.
Portugal does not recognize the Spanish sovereignty over the Olivenza
territory. Therefore, the border between these two countries in the
Olivenza region has never been defined- in the delimitation of the border
between the two Iberian states 100 landmarks have not yet been placed.
The rigths of sovereignty that Portugal possesses over Olivenza are
unarguable and no expert in International Law can question it.
The Portuguese Constitution, in Article 5, number 3, makes it impossible
for that territory to be given to Spain. Thus the only solution to this
peninsular litigation lies in the fulfilment of the Vienna Treaty of 1815,
whereby Spain pledged to return Olivenza to Portugal, which has not
happened so far.»

Created by Sam Gomes



Olivença É Terra Portuguesa!
Lx., 12-11-06.
SI/Grupo dos Amigos de Olivença




_________________ _
Rua Portas S. Antão, 58 (Casa do Alentejo), 1150-268 Lisboa
www.olivenca.org <http://www.olivenca.org>
olivenca@olivenca.org <mailto:olivenca@olivenca.org>
Tlm. 96 743 17 69 - Fax. 21 259 05 77
Voltar ao Topo Ir em baixo
Longair

avatar

Número de Mensagens : 402
Data de inscrição : 29/08/2006

MensagemAssunto: Re: Olivença, Posições e Resoluções possíveis.   Qua 15 Nov - 13:22

Ainda acham que os espanhois nos vão dar olivença com um pedido de desculpas do tipo, o pá desculpa la o tempo q ali estive esqueci-me que era teu mas olha toma la e ficamos por aqui, beijos a abraços.

Please, forme-se a FLO, Frente de Libertação de Olivença, declare-se a sua independencia e temos negócio, gastamos as ultimas armas restantes da guerra colonial, os espanhois gastam as deles de estarem inoperantes, cria-se novos logares no emprego em ambos os lados, muita gente, os vivos, ganham com o assunto, e inventa-se um territorio tipo Liechenstain com historia e tudo, tipo conto de fadas mas o q importa é q ali será feito uma las vegas ou sun city á hibérico para nos fornecer tanto a port. como a esp. o tal dinheirito que tanto precisamos, bale?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
RosaLati
Convidado



MensagemAssunto: Re: Olivença, Posições e Resoluções possíveis.   Qui 16 Nov - 6:02

Será que o caro Longair sugere um confronto entre Espanha e Portugal, à moda antiga? Venha daí a capa e a espada,

Um abraço
Voltar ao Topo Ir em baixo
IzNoGuud
Admin
avatar

Número de Mensagens : 418
Localização : Algarve
Data de inscrição : 05/07/2006

MensagemAssunto: Re: Olivença, Posições e Resoluções possíveis.   Qui 16 Nov - 7:19

lol

_________________
Não ligues ao que os outros dizem. Escuta-os, analiza e reformula o teu próprio pensar.

Que seja essa a tua força.

Cogito Ergo Sum, I Tego Arcana Dei
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://politica-monarquica.naturalforum.net
RosaLati
Convidado



MensagemAssunto: Re: Olivença, Posições e Resoluções possíveis.   Qui 16 Nov - 13:32

Grupo dos Amigos de Olivença
www.olivenca.org <http://www.olivenca.org>



Divulgação 14-2006



«SAUDADE - Olivença é um cemitério de Portugal», de José António Gonzalez
Carrillo


Em Olivença, acaba de ser publicado o novo trabalho gráfico do artista
oliventino José António Gonzalez Carrillo, com o título "SAUDADE".
Trata-se, nas palavras do Autor, de «um projecto íntimo e pessoal que tem
como protagonistas a Morte, a Religião e o Passado, sempre sob a directa
influência das localidades portuguesas mais próximas de Olivença e seu
termo».
José António Gonzalez Carrillo, reafirmando o seu fulgor poético e
pictórico, interroga-nos enquanto dá expressão a atmosferas incómodas e
inconformadas.

Conheça o projecto no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=0eHGTclAlyE
(ouvindo Madredeus...)

Os interessados em adquirir o livro podem solicitá-lo ao GAO, pelos
contactos habituais.


Lx., 14-11-06.

SI/Grupo dos Amigos de Olivença




_________________ _
Rua Portas S. Antão, 58 (Casa do Alentejo), 1150-268 Lisboa
www.olivenca.org <http://www.olivenca.org>
olivenca@olivenca.org <mailto:olivenca@olivenca.org>
Tlm. 96 743 17 69 - Fax. 21 259 05 77
Voltar ao Topo Ir em baixo
Longair

avatar

Número de Mensagens : 402
Data de inscrição : 29/08/2006

MensagemAssunto: Re: Olivença, Posições e Resoluções possíveis.   Qui 16 Nov - 16:37

HAHAHAH jamais um simples derramamento de sangue, algo mais punjante, mas acima, amigos de olivença, pois, deveria mais chamar-se, amigos esperando sentados de olivença Smile ou o continente perdido de olivença, vão por mim, pois de outro lado havera sempre os amigos de uma olivença espanhola Smile qualquer dia passa a zona turistica não a olivença mas os amigos
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
RosaLati
Convidado



MensagemAssunto: Re: Olivença, Posições e Resoluções possíveis.   Sex 17 Nov - 10:12

Caro Longair, os amigos de Olivença, perseguem o seu sonho com muito mérito e "o sonho comanda a vida.
Que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre a mãos de uma criança."

(António Gedeão)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Longair

avatar

Número de Mensagens : 402
Data de inscrição : 29/08/2006

MensagemAssunto: Re: Olivença, Posições e Resoluções possíveis.   Sex 17 Nov - 12:53

mais uma vez, HAHAHAHA, o sonho comandava a vida quando ela era inocente, agora é a vida que comanda o sonho, vive-se á medida da economia de cada um, ás vezes ultrapassa-se, dai a idade da inocencia ja ter passado, a vida comanda o sonho hoje em dia, basta olharem a 360º Smile
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
RosaLati
Convidado



MensagemAssunto: Re: Olivença, Posições e Resoluções possíveis.   Sex 17 Nov - 13:44

Meu caro Longair, o sonho não tem época nem idade, depende apenas da capacidade de cada um, de manter o poder de sonhar.

Um abraço
Voltar ao Topo Ir em baixo
Longair

avatar

Número de Mensagens : 402
Data de inscrição : 29/08/2006

MensagemAssunto: Re: Olivença, Posições e Resoluções possíveis.   Sex 17 Nov - 13:56

concordo mas sonhe la um bocado e veja a conta bancaria se le da po sonho que teve, não seja timida seja arrojada Smile
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
RosaLati
Convidado



MensagemAssunto: Re: Olivença, Posições e Resoluções possíveis.   Sex 17 Nov - 14:40

Meu caro Longair, ainda não se paga para sonhar, sonhando ou não, a conta bancária não altera em nada, como tal com a conta bancária, baixa ou alta, sonhemos à vontade. Você já viu brasileiro deixar de sambar por causa de não ter real, para pagar a mandioca ou por não ter onde morar?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Longair

avatar

Número de Mensagens : 402
Data de inscrição : 29/08/2006

MensagemAssunto: Re: Olivença, Posições e Resoluções possíveis.   Sex 17 Nov - 14:51

HAHAHAHA 3, Brasileiro é Brasileiro, felizes os ignorantes pois eles não sabem onde o caminho vai dar, claro que alguns até sabem mas ao Brasil so lhe resta sambar pa turista ver e depois é um povo que tem o ritmo no sangue, ja se habituaram á vida que comanda o sonho, la sonhar eles sonham mas á medida das posses, basta perguntar a alguns se gostariam de vir a Portugal, eles responderiam sim claro mas tou sem grana, ai quem comanda quem, eu tb adorava e sonho ir ás seycheles, ou bora bora ou maldivas ou tahiti ou mauricio ou reunião, mas tou sem money para sonhar tão alto, sonho mais rentinho ao chão onde o meu dinheiro ainda pode Smile
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
RosaLati
Convidado



MensagemAssunto: Re: Olivença, Posições e Resoluções possíveis.   Sex 17 Nov - 15:17

Eu também "tou sem grana", para passar o Natal no Brasil ainda brasileiro, mas...que fazer?vai-se sambando...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Beladona

avatar

Número de Mensagens : 506
Localização : Algarve
Data de inscrição : 25/09/2006

MensagemAssunto: Re: Olivença, Posições e Resoluções possíveis.   Sex 17 Nov - 16:51

Caros amigos

Mas aonde já vamos! Isso é que é divagar e filosofar já vogamos pelo Pacífico e pelo doce Brasil e com Olivença e a sua problemática aqui mesmo ao lado e noto as dúvidas do caro Longair.O que me diz a um estatuto especial do tipo do principado de Andorra para Olivença?

Segundo a sua experiência em política e as suas diversas teorias tiradas de livros de filosofia bélica o que é que nos diz?

Mas sem divagações se me é possível pedir-lhe e como já prevejo,não me maldiga pela pergunta...

Um abraço da Beladona
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Longair

avatar

Número de Mensagens : 402
Data de inscrição : 29/08/2006

MensagemAssunto: Re: Olivença, Posições e Resoluções possíveis.   Sex 17 Nov - 17:22

Olivença déve ter uma situação politica tal qual andorra, ou são marino, nomeação de dois representantes , um portugues outro espanhol que em conjunto com o premier nomeado popularmente nomeariam o governo etc.. uma região de livre comércio, tipo gibraltar, mónaco, liechenstain, etc.. algo que se torne em um novo Macau ou Hong Kong até mesmo Singapura, algo que funciona-se para ambos os paises no ambito económico providenciando o mesmo aos habitantes de Olivença, mas antes a população déve ser equitativamente luso-espanhola, apicantada por outras nacionalidades, acho que seria para o bem de todos, e evitaria-mos a possibilidade de algo aconteçer no futuro
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
RosaLati
Convidado



MensagemAssunto: Re: Olivença, Posições e Resoluções possíveis.   Sab 18 Nov - 5:57

Pelo resultado da votação, vemos que a maioria dos participantes, considera como posição mais correcta, Olivença ter um estatuto especial, semelhante ao de Andorra.

Bem Hajam
Voltar ao Topo Ir em baixo
Beladona

avatar

Número de Mensagens : 506
Localização : Algarve
Data de inscrição : 25/09/2006

MensagemAssunto: Re: Olivença, Posições e Resoluções possíveis.   Sab 18 Nov - 6:07

Cara amiga
É. Eu também o acho e contentaria todos,os governos dos dois países e a população em especial.

Um abraço da Beladona
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Olivença, Posições e Resoluções possíveis.   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Olivença, Posições e Resoluções possíveis.
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 2 de 5Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Posição da Chaminé p/fornos a lenha ou a gás, onde colocar?
» POSIÇÃO DA CHAMINÉ DO FORNO IGLU
» O IBAMA E OS HIBRIDOS
» home forçe line mod.spc5110C res. na posição r27,28-13e16 torrado e zd z1 e z2 em curto
» Anexo I - Uniforme e Acessórios.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Porque a Monarquia também é Política :: Visões Políticas :: Porque a Monarquia também é Política-
Ir para: