Um espaço de Debate, Um formular de ideias
 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Login  

Compartilhe | 
 

 ESPAÇO ACTUALIDADE

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
RosaLati
Convidado



MensagemAssunto: ESPAÇO ACTUALIDADE   Qui 24 Ago - 11:03

NESTE ESPAÇO, TENTAREMOS, TRANSMITIR UMA SÍNTESE DAS NOTÍCIAS DA ACTUALIDADE. ESSAS NOTÍCIAS IRÃO SENDO APAGADAS À MEDIDA QUE FOREM FICANDO DESACTUALIZADAS.
Voltar ao Topo Ir em baixo
RosaLati
Convidado



MensagemAssunto: Re: ESPAÇO ACTUALIDADE   Qui 24 Ago - 12:17

Plutão perde estatuto de planeta
A Assembleia-geral da União Astronómica Internacional (IAU) decidiu esta quinta-feira, em Praga, retirar a Plutão o seu estatuto de planeta, passando assim a oito o número oficial de planetas do sistema solar.

( 14:54 / 24 de Agosto 06 )TSF

Os mais de 2599 astrónomos de 75 países reunidos na capital da República Checa reconheceram por unanimidade que se cometeu um erro quando se outorgou a Plutão a categoria de planeta em 1930, ano da sua descoberta.

Ao votarem com a mão levantada os astrónomos do planeta inteiro recusaram uma classificação proposta pelo executivo do IAU, que propõe estabelecer duas categorias de planetas: os «planetas clássicos» e os «planetas anões».

Se esta premissa tivesse sido aceite, um planeta anão (categoria onde se deveria inserir Plutão, mas também Ceres e o misterioso UB313 descoberto há três anos) não poderia ser considerado como um planeta de pleno direito, afirmou Richard Binzer, um dos promotores desta mudança.

O Sistema Solar fica agora restrito a oito planetas: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno.

A proposta inicial da IAU previa alargar para 12 o número de planetas: oito considerados como «verdadeiros», mais três considerados anões, tal como Charon que continua a ser considerada uma lua de Plutão.

Entretanto a astrofísica francesa Catherine Cesarsky tornou-se esta quinta-feira a primeira mulher a dirigir a IAU, ao assumir em assembleia-geral a presidência desta instituição que agrupa mais de 10.000 astrónomos em todo o mundo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
RosaLati
Convidado



MensagemAssunto: Re: ESPAÇO ACTUALIDADE   Qui 24 Ago - 12:19

DROGA
Plano Nacional prevê "salas de chuto" dentro de dois anos
O governo aprovou esta quinta-feira o Plano Nacional contra a Droga e as Toxicodependências e o respectivo plano de acção. A criação de salas de injecção assistida num prazo de dois anos é uma das medidas incluídas no plano.

( 18:47 / 24 de Agosto 06 )

O Plano Nacional contra a Droga e as Toxicodependências vai vigorar até 2012 e o seu plano de acção tem 2008 como limite para a concretização de várias medidas.

Entre estas, e de acordo com o documento a que a agência Lusa teve acesso, conta-se a regulamentação das estruturas e programas previstos em legislação de 2001, sobre redução de riscos e minimização de danos, como os locais de consumos vigiados (locais onde o toxicodependente pode consumir droga sob a vigilância de técnicos).

As salas de injecção assistida (também conhecidas por "salas de chuto") deverão ser criadas até 2008, depois de identificados locais prioritários, o mesmo estando definido para a instalação de máquinas de troca de seringas.

O plano de acção contra a Droga e Toxicodependências prevê também a realização de estudos sobre o consumo de substâncias ilícitas, nomeadamente entre os estudantes do ensino superior e a população militar.

Acções contra a produção e do tráfico de drogas, em cooperação com as forças de segurança, a reorganização das Comissões para a Dissuasão da Toxicodependência e a reinserção social dos toxicodependentes são igualmente contempladas no documento.

Na conferência de imprensa que se seguiu à reunião do Conselho de Ministros, o ministro da Saúde, António Correia de Campos, apresentou brevemente a nova estratégia nacional de combate ao consumo de drogas e de apoio ao tratamento de toxicodependentes, destacando o seu carácter de "flexibilidade".

O governante adiantou que o documento vai ser apresentado publicamente em breve e será também dado a conhecer à Comissão Parlamentar de Saúde.
Voltar ao Topo Ir em baixo
RosaLati
Convidado



MensagemAssunto: Re: ESPAÇO ACTUALIDADE   Qui 24 Ago - 12:20

ONU/LÍBANO
UE espera que força de paz chegue para a semana
A presidência europeia finlandesa da União Europeia afirmou, esta quinta-feira, que espera ver os primeiros capacetes azuis das Nações Unidas a chegar ao Líbano dentro de uma semana, mas ressalvou que todo o contingente só deve estar no terreno em meses.

( 14:39 / 24 de Agosto 06 )TSF

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Finlândia, Erkki Tuomioja, realçou que é crucial que a força de paz da ONU chegue ao território libanês o mais depressa possível.

«Gostaríamos de ver os primeiros reforços a chegar dentro de uma semana se possível, mas todos sabemos que a totalidade da força não pode chegar ao terreno até que decorra um mês, dois ou até mais», afirmou.

O responsável adiantou também que apesar da situação no sul do Líbano estar mais estável, todos os dias existe o risco de que o cessar-fogo seja cancelado pelo que são necessárias cautelas acrescidas para operar neste cenário.

O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou ainda esperar que da reunião de quinta-feira dos 25, em Bruxelas, para discutir esta missão, possam sair proposições concretas, como as contribuições em termos de efectivos de cada um dos países.

A França poderá decidir, esta quinta-feira, aumentar a sua participação na força alargada da ONU no Líbano, que poderá chegar aos 1500 a 2000 homens.

O presidente francês, Jacques Chirac, vai anunciar hoje na televisão francesa às 20:00 (19:00 em Lisboa) as «decisões tomadas no que respeita à acção da França em favor da paz no Líbano e no Médio Oriente».

As autoridades francesas têm sido criticadas pela perspectiva de uma contribuição insuficiente na missão da Força de Interposição das Nações Unidas no Líbano (FINUL).
Voltar ao Topo Ir em baixo
RosaLati
Convidado



MensagemAssunto: Re: ESPAÇO ACTUALIDADE   Sex 25 Ago - 15:10

24/08/2006 - 17:00
Réplica do 14 Bis faz vôo em Maceió

No ano em que se comemora o centenário do vôo histórico de Santos Dumont, a população da cidade de Maceió terá a oportunidade de reviver a mesma emoção diante da réplica fiel do 14-Bis.

A réplica do aeroplano do “Pai da Aviação” tem 10 metros de comprimento e 12 metros de envergadura e vai levantar vôo hoje no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. Além de Maceió, o avião tem percorrido as principais cidades do País.

O modelo foi exposto durante toda a semana na capital alagoana, na I Feira de Inovações Tecnológicas, no Centro de Convenções do bairro de Jaraguá.

Hoje haverá a reconstituição do lendário vôo do 14-Bis - ocorrido em 23 de outubro de 1906, no Campo de Bagatelle, em Paris. Este vôo será realizado por Alan Calassa, piloto e idealizador do projeto, que tem o apoio do Governo Federal e patrocínio da Embraer e Figwal.

A exposição, trazida pela Mútua - Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA - teve como objetivo principal, além de comemorar o centenário do primeiro vôo, celebrar a genialidade de Alberto Santos Dumont, divulgando suas invenções e feitos.

Alan Calassa é um apaixonado desde criança pela vida de Santos Dumont e pela aviação. Ele é piloto há 25 anos e desde 2002 vem desenvolvendo o projeto. Em 23 de outubro próximo ele, junto com a equipe que construiu o avião, reconstituirá o vôo pioneiro de 1906, pilotando a réplica do aeroplano de Santos Dumont.

Agência Nordeste

Voltar ao Topo Ir em baixo
RosaLati
Convidado



MensagemAssunto: Re: ESPAÇO ACTUALIDADE   Sex 25 Ago - 15:37

Treze horas na fila à espera
2006/08/25 | 16:50 || Tatiana Alegria
172 mil estrangeiros vivem em Lisboa: centenas estão à porta do SEF. Chegam de madrugada e até dormem lá. É melhor telefonar e fazer marcação, dizem serviços. Multidão no passeio discorda.

Chegam de madrugada, pelas quatro da manhã, e esperam. A porta do centro de atendimento do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) na Avenida Augusto de Aguiar, em Lisboa, só abre às 08:00, mas muitos imigrantes à porta do edifício garantem ao PortugalDiário que vale a pena chegar antes do sol se pôr.

«Mesmo assim só devemos ser atendidos às cinco da tarde», defende um ucraniano. «Todos os estrangeiros em Lisboa têm de vir aqui. O Santana Lopes disse que ia resolver isto, mas está tudo igual», desabafa outro ucraniano.

O cenário à porta deste centro de atendimento, conhecido como o SEF do Parque, repete-se diariamente. Os estrangeiros começam a chegar de madrugada e recheiam o passeio e boa parte da via que liga a Avenida Fontes Pereira de Melo à Praça de Espanha. «Todos os dias há pessoas que dormem aqui», um natural de São Tomé e Príncipe.

E existe uma organização própria: os próprios estrangeiros criaram um sistema para não terem de estar o tempo todo em fila indiana. Quando chegam vão ter com a pessoa que organiza a lista nesse dia, dão o nome e é-lhes atribuído um número. Quinze minutos antes do centro abrir, as cerca de 200 pessoas enfileiram-se consoante a listagem.

Mas todo este esforço pode ser infrutífero. O SEF esclarece ao PortugalDiário que os estrangeiros que se deslocam ao serviço sem agendamento prévio «só poderão ser atendidos se o número de agendamentos não tiver esgotados a capacidade de atendimento diário».

Os serviços governamentais são claros no que toca a organização anárquica dos imigrantes. À porta do centro de atendimento está afixado um cartaz com as seguintes indicações: «Colabore. Não faça filas. Não faça listas. Não perca tempo. Não se enerve. Agende: 808202653». E porque não telefonam? «Eles não atendem», defende um moldavo. «Está sempre ocupado», afirma um ucraniano. «Nunca se resolve nada por telefone», argumenta um brasileiro. «É melhor vir cá», diz um cabo-verdiano.

Mais de 172 mil estrangeiros em Lisboa

Vivem legalmente no distrito de Lisboa 172 641 cidadãos estrangeiros, segundo os dados provisórios de 2005 fornecidos pelo SEF ao PortugalDiário. E vão todos tratar da papelada a este centro? Os imigrantes à porta do edifício garantem que sim: «Para uma pessoa se conseguir legalizar, tem de vir aqui», diz um brasileiro, indignado com o tempo de espera. «Portugal está a tratar mal os que se querem legalizar e contribuir para o país. Os estrangeiros que não descontam, os ricos, esses não têm que estar na fila».

Descentralização nos serviços

O SEF esclarece que os imigrantes são atendidos em mais dois centros de atendimento em Lisboa, um nos Anjos e outro nos Restauradores: «A descentralização já existe na cidade de Lisboa».

Os imigrantes queixam-se da lentidão do atendimento, mas a direcção do serviço governamental frisa que o SEF do Parque, neste mês de Agosto, tem atendido 500 pessoas por dia e que, nos últimos meses, nos casos dos processos de autorização de residência o tempo de resolução do processo passou de 60 para 15 dias.

A verdade é que este centro de atendimento tem centenas de pessoas à porta todos os dias e que a informação sobre a descentralização dos serviços ainda não lhes chegou aos ouvidos. «Quem está ilegal tem de vir a este centro» é o que se ouve na Avenida António Augusto Aguiar.

Para resolver estes problemas de comunicação e outras questões sociais, o SEF vai passar a ter um mediador cultural neste centro de atendimento a partir do dia 15 de Setembro. A esperança do SEF é que estes funcionários, que partilham a mesma língua e hábitos culturais, contribuam para a melhor a proximidade no atendimento.

in PORTUGAL DIÁRIO
Voltar ao Topo Ir em baixo
Longair



Número de Mensagens : 402
Data de inscrição : 29/08/2006

MensagemAssunto: Re: ESPAÇO ACTUALIDADE   Ter 29 Ago - 17:52

Tadinhos dos libaneses deveriam querer que os israelitas lhes mandassem rebuçados em vez de tratamento de choque, ou sais e deixas o terrorista ou ficas e morres com ele, simples, a caça ao terrorismo é a coisa mais normal do mundo e os israelitas são bons nisso apesar de desta vez terem falhado a ideia Smile claro que ja ninguém se lembra dos ataques á bomba contra populações israelitas pois matar israelitas não é o mesmo que matar os tadinhos dos arabes fanaticos desde crianças onde lhes é prometido o paraiso com as 7 virgens etc, são todos seres humanos sim mas tb há diferenças entre os seres humanos, os humanos e os animais humanos em que se incerem muitos ocidentais mas tb muitos arabes mussulmanos sunitas e xiitas onde há mamãs que se orgulham de mandar os filhos pa morte etc e depois dizem que são uns coitadinhos quando os filhos morrem ou mesmo eles familiares sofrem com a situação, será que não se apercebem que ao enviarem uma bomba po outro lado que as tem mais poderosas estão á espera que eles lhes deem o troco em igual, hum devem mesmo pensar que ainda se da o que se pede, levam com elas as bombas forte e feio pois quem vai á guerra da mas pode sempre levar mais, em guerra não se usa flores
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
IzNoGuud
Admin


Número de Mensagens : 418
Localização : Algarve
Data de inscrição : 05/07/2006

MensagemAssunto: Re: ESPAÇO ACTUALIDADE   Qua 30 Ago - 3:25

lol

É verdade que a comunidade internacional tem agido com 2 pesos e 2 medidas em relação à forma de tratar os israelitas e os palestinos pelos media.

Pode-se ver o destaque que se deu às 52, agora são 22, pessoas, das quais MUITAS crianças, que morreram num ataque da aviação israelita.
Pena não terem dado o mesmo destaque quando se comprovou que o alvo era um bunquer de onde o hezbollah disparava rockets e assim é lógico que seria atingido.

Tácticas para chamar a atenção dos media, há-as aos pontapés, tal como os Timorenses planearam algo para o Cemitério de Dili, que deu no massacre que despoletou (finalmente) a comunidade internacional, os palestinos/arabes fazem o mesmo em relação a israel.

Como comparar terroristas, pois aqueles que usam alvos civis SÃO a meu ver simples terroristas, com aqueles que combatem pela sua liberdade, lutando contra o governo e forças deste?

Como se pode dialogar com gente cuja pretensão é a nossa morte ou expulsão?
O Hamas e o Hezbollah defendem a total irradicação de Israel.
Israel defende e aceita um estado Palestiniano.

Uma coisa é um missil atingir um activista, mesmo que hajam danos colaterais. Como se costuma dizer "shit happens".
Outra coisa é atacar um carro com mulheres grávidas e crianças e apregoar que se conseguiu um feito notável militar, ou atacar um mercado... não era atacar polícias ou militares mas sim os civis que lá estavam.

É dificil tudo isto, mas neste caso, a culpa de tudo cabe aos próprios Palestinianos.

IzNo

_________________
Não ligues ao que os outros dizem. Escuta-os, analiza e reformula o teu próprio pensar.

Que seja essa a tua força.

Cogito Ergo Sum, I Tego Arcana Dei
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://politica-monarquica.naturalforum.net
Longair



Número de Mensagens : 402
Data de inscrição : 29/08/2006

MensagemAssunto: Re: ESPAÇO ACTUALIDADE   Qua 30 Ago - 18:11

Xiiiiiiiiiiii os israelitas ainda não se aperceberam que quando eliminam uma árabe/hezbolah/hamas/palestiniana grávida estão a eliminar dois terroristas de uma acentada, ela e o/a futuro/a terrorista, claro estou a ser demoniaco mas depois de ver ao vivo e a cores na tv a execução por degolação do tal jornalista penso que os mussulmanos do hez do hamas da palestina e seus irmãos xiitas e sunitas so ainda não levaram o que mereciam pq ainda não houve um louco que se lembra-se do fazer
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
IzNoGuud
Admin


Número de Mensagens : 418
Localização : Algarve
Data de inscrição : 05/07/2006

MensagemAssunto: Re: ESPAÇO ACTUALIDADE   Qua 6 Set - 10:11

Bem... gostava de sugerir uma maior moderação, mesmo para mim, nas respostas dádas no fórum.

Sendo que se se quiser o tema do conflicto Israelo-Palestino, pode ser passado para tópico.

Um abraço,

IzNo

P.S. - Grande trabalho o que a incansável Rosa tem desenvolvido aqui Smile

_________________
Não ligues ao que os outros dizem. Escuta-os, analiza e reformula o teu próprio pensar.

Que seja essa a tua força.

Cogito Ergo Sum, I Tego Arcana Dei
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://politica-monarquica.naturalforum.net
Beladona



Número de Mensagens : 506
Localização : Algarve
Data de inscrição : 25/09/2006

MensagemAssunto: Re: ESPAÇO ACTUALIDADE   Seg 2 Out - 12:16

Depois de a Ópera de Berlim ter retirado da sua programação uma obra de Mozart também em Espanha -Boicairent(Valencia)e Beneixama(Alicante),duas pequenas aldeias,abdicaram,este ano adestruir gigantones de cartão e cola que simbolizam o profeta Maomé,nas tadicionais festas das guerras que houve nas conquistas aos Mouros,que datam da época medieval.
Tão inusitado gesto,prendeu-se com o medo de
possíveis reacções dos radicais islâmicos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Beladona



Número de Mensagens : 506
Localização : Algarve
Data de inscrição : 25/09/2006

MensagemAssunto: Re: ESPAÇO ACTUALIDADE   Seg 2 Out - 12:27

Ratzinger,fêz cartilha secreta para "ocultar crimes sexuais"

Um documento secreto do Vaticano,elaborado pelo então cardeal Ratzinger,o actual Papa,terá sido utilizado durante 20 anos para instruir os bispos católicos sobre a melhor forma de ocultar e evitar acusações judiciais em caso de crimes sexuais contra crianças.

Segundo a BBc num programa intitulado Crimes Sexuais e o Vaticano,o documento de 39 páginas escrito em latim em 1962 e distribuido aos bispos de todo o mundo católico,impõe um pacto de silêncio entre a vítima menor,o padre que é acusado do crime e as testemunhas a par do ocorrido.

Quem quebrasse esse pacto seria excomungado pela Igreja Católica...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Beladona



Número de Mensagens : 506
Localização : Algarve
Data de inscrição : 25/09/2006

MensagemAssunto: Re: ESPAÇO ACTUALIDADE   Seg 2 Out - 12:40

O presidente da região autónoma da Catalunha,em Espanha,Pasqual Maragall,é mais um adepto do "iberismo":a união Ib´rica entre Portugal e Espanha.

"Se os portuguêses abrirem uma porta a uma união com Espanha,como espero,o Iberismo dos nossos avós será uma realidade.Quem o realizará serão os nossos netos"...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
RosaLati
Convidado



MensagemAssunto: Re: ESPAÇO ACTUALIDADE   Seg 2 Out - 15:05

UE define prioridades políticas
2006/10/02 | 14:18 in Portugal Diário
Imigração e terrorismo serão temas centrais das presidências de Portugal, Alemanha e Eslovénia

O programa conjunto das três próximas presidências da União Europeia tem como eixo fundamental a responsabilidade política de definir e aplicar as prioridades políticas da União, disse esta segunda-feira o chefe da diplomacia portuguesa, Luís Amado.

«Achamos importante e interessante, no plano político, fazer o exercício de perceber o que é relevante num período de 18 meses em relação aos temas prioritários para a UE e assumir, a esse nível político, uma responsabilidade muito grande quanto à sua implementação durante as três presidências», disse Amado à imprensa após um encontro em Lisboa com o seu homólogo da Eslovénia, Dimitrij Rupel.

Amado sublinhou que «este é um exercício que está a ser feito pela primeira vez», pelo que «as conversações ao nível político são fundamentais, independentemente de todo o trabalho técnico de actualização da agenda de rotina» da UE.

Quanto à vertente técnica de preparação das presidências, «o desenvolvimento normal da agenda europeia», ela abrange essencialmente, segundo o ministro, as questões do mercado interno, o desenvolvimento da Agenda de Lisboa, a Justiça e Assuntos Internos, a Política de Imigração e a Política Externa.

Portugal assume a presidência rotativa da União Europeia no segundo semestre de 2007, a seguir à Alemanha e antes da Eslovénia.

Esta três presidências vão centrar-se no combate à imigração ilegal e ao terrorismo e na integração dos imigrantes nas sociedades de acolhimento.

«Temos de ter uma visão global e permanente sobre a fronteira externa da Europa, que deve ser da responsabilidade do conjunto dos países membros», disse o ministro da administração interna, António Costa».

O ministro sublinhou, neste contexto, que a pressão migratória que actualmente se faz sentir sobre os países do sul da Europa, nomeadamente a Espanha, «não se destina exclusivamente aos países do sul da Europa».

António Costa deu o exemplo de duas das maiores comunidades imigrantes existentes em Portugal, os ucranianos e moldavos, que atravessaram toda a Europa e se instalaram no país.

Do mesmo modo, os africanos que conseguem entrar ilegalmente no sul da Europa «poderão fazer o caminho inverso dos ucranianos e moldavos, instalando-se no centro ou no norte da Europa», referiu o ministro da Administração Interna português.

Dar prioridade ao Sistema de Informação Schegen da segunda geração (SIS II), e à sua aplicação nos novos países membros da UE é outro projecto que a presidência tripartida adoptou.

A cooperação inter-fronteiriça entre Estados da UE para combater a criminalidade e prevenir riscos para a ordem pública também fazem parte do programa trilateral.

O comunicado de imprensa do encontro dos ministros em Berlim anunciou ainda que Portugal e a Eslovénia, entre outros países europeus, vão aderir ao Tratado de Pruem para reforçar a cooperação policial na UE. O tratado em questão, firmado entre a Espanha, a Áustria e a Alemanha, entra em vigor a 23 de Novembro de 2006.
Voltar ao Topo Ir em baixo
RosaLati
Convidado



MensagemAssunto: Re: ESPAÇO ACTUALIDADE   Ter 3 Out - 14:45

A misteriosa visita de Carlucci
02.10.2006 - 00h03 João Varela Gomes (Lisboa )



A entrevista exclusiva à dupla Carlucci-Mário Soares, em grande destaque na edição de 23 de Setembro do PÚBLICO, constitui, sem dúvida, um notável furo jornalístico.

“Reencontro com a História” num ocasional 16 de Setembro, a 31 anos de distância? Afastada a hipótese de comemoração de efeméride, fica uma certa perplexidade interpretativa. Um mistério, em suma.
Desde logo, porque não se trata, efectivamente, da visita de um amigo de longa data a um velho associado em empreendimentos políticos comuns. O cenário mostrado não engana. Carlucci, instalado em área oficial dos EUA, exprocônsul relembrando cumplicidades antigas, convida/convoca o seu mais fiel colaborador indígena da época para uma conversa/entrevista que desejou ficasse registada na imprensa.
Qual o objectivo pretendido pelo veterano político, emérito agente dos interesses da nação hegemónica do imperialismo capitalista, amigo de peito de Donald Rumsfeld, falcão n.°1 da Administração Bush?
Podem definir-se duas linhas opostas de reflexão: 1.ª – Carlucci veio a Portugal para renovar apoio a Soares, reafirmando a grande intimidade entre ambos, vivida durante o processo revolucionário português; 2.ª – Carlucci veio a Portugal para “aconselhar” o seu amigo Soares a refrear o actual desatino antiamericano que ele manifesta; deixando subentendido um aviso “O dr. Soares e eu passámos aqui muitas horas a conversar... Falávamos horas e horas.” Pois foi. E as gravações, os relatórios, etc. devem estar ainda bem guardados no Departamento de Estado, ou em Fort Langley. A ser este o caso, o dr. Soares que se acautele. Há quem se lembre dos anos que ele levou a jurar que mal tinha conhecido o embaixador Carlucci. Em que a rapaziada provocatória maoísta explicava que a CIA era uma invenção comunista. Adiante, dislates não fazem história, excepto em Portugal... e seus encartados historiadores burgueses.
Entretanto, é curioso anotar que um reencontro com a História destes dois ilustres vencedores da contra-revolução de 25 de Novembro de 75 não tenha (até à data) merecido a mínima referência à servil comunicação social portuguesa, tão prestativa nas vénias e homenagens a vencedores (de qualquer plumagem). Até parece que lhes deu uma súbita vontade de assobiarem para o lado em conjunto.
Permitam-me fazer votos, para que a redacção do PÚBLICO, nomeadamente a entrevistadora Teresa de Sousa, volte a brilhar, esclarecendo os leitores qual das duas hipotéticas intenções acima atribuídas à visita misteriosa de Carlucci a Lisboa deve ser considerada a mais plausível.
Voltar ao Topo Ir em baixo
RosaLati
Convidado



MensagemAssunto: Re: ESPAÇO ACTUALIDADE   Qui 5 Out - 13:07

Maior manif desde o 25 de Abril
2006/10/05 | 16:56
20 mil professores desceram a Avenida da Liberdade em protesto contra as medidas do Governo, sobretudo a revisão do Estatuto da Carreira Docente. Sindicatos marcaram greve para 17 e 18 de Outubro

Mais de 20 mil professores desceram esta quinta-feira a Avenida da Liberdade, em Lisboa, numa marcha de protesto contra a revisão do Estatuto da Carreira Docente (ECD) que está prestes a terminar no Rossio, segundo dados da PSP, avançados pela agência Lusa.

O sub-comissário Alves Coelho, coordenador das operações de segurança no local, tinha inicialmente apontado para a presença de 12 mil manifestantes, mas estima agora que estejam presentes mais de 20 mil docentes.

No entanto, segundo os sindicatos que promovem este protesto - o maior desde o 25 de Abril - o número de professores que participam nesta marcha, chega aos 25 mil.

«Está certamente a aproximar-se dos 25 mil. A meta dos 15 mil, que poucos acreditavam que iríamos alcançar, foi largamente ultrapassada. Num dia como o de hoje, feriado, a ministra tem de tirar conclusões e ilações e não pode ser cega ao descontentamento dos professores», afirmou à Lusa Mário Nogueira, dirigente da Federação Nacional dos Professores (Fenprof).

«Se a ministra não entender este sinal, deve dar o lugar a outro», acrescentou.

Este é o quarto grande protesto que a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, enfrenta.

«Se o Ministério mantiver uma postura de intransigência e inflexibilidade, as 14 organizações não vão abrandar a sua luta para impedir que o Governo imponha aos professores unilateralmente o seu próprio estatuto», disse à Lusa Paulo Sucena, secretário-geral da Federação Nacional de Professores (Fenprof).

Ao longo da Avenida da Liberdade, onde os manifestantes se encontram, podem ler-se cartazes com frases como «professores em luta» e ouvir-se palavras de ordem como «categoria há só uma, professor e mais nenhuma» e «direitos são para manter, não são para abater».

A divisão da carreira em duas categorias, com quotas estabelecidas para subir de escalão e aceder à segunda e mais elevada, é uma das principais propostas do Ministério da Educação relativamente à qual os sindicatos exigem um recuo.

O exame de ingresso ou a avaliação de desempenho dependente de critérios como a apreciação dos pais e a taxa de insucesso e abandono escolar dos alunos são outras das questões que têm provocado divergências entre as organizações sindicais e a tutela.

A marcha seguiu até ao Rossio, onde se realizou um plenário com intervenções dos representantes das quatro mesas negociais que estão envolvidas no processo de revisão do ECD.

Os professores decidiram então marcar uma greve, para os dias 17 e 18 de Outubro, cujo pré- aviso será entregue sexta-feira, caso «o Ministério da Educação não dê provas inequívocas de estar disposto a abrir um processo negocial em que as posições sindicais sejam democraticamente tidas em conta».

«Ou o secretário de Estado [Jorge Pedreira] admite um verdadeiro e real processo de negociação, em que são tidas em conta as propostas dos sindicatos, ou realizamos uma greve a 17 e 18 de Outubro», anunciou Paulo Sucena, porta-voz da plataforma que integra 14 organizações sindicais.
Voltar ao Topo Ir em baixo
RosaLati
Convidado



MensagemAssunto: Re: ESPAÇO ACTUALIDADE   Qui 5 Out - 13:10

Matemática: portugueses medalhados
2006/10/02 | 15:35 in Portugal Diário
Três alunos conseguiram o terceiro lugar nas Olimpíadas Ibero-Americanas

Três alunos portugueses conquistaram medalhas de bronze nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática, que terminaram sábado no Equador, noticia a agência Lusa. Este resultado repete o êxito alcançado nas Olimpíadas Internacionais da disciplina, que decorreram em Julho, na Eslovénia.

Afonso Bandeira, aluno do 12º ano da Escola Secundária de São Pedro do Sul, e João Guerreiro, que frequenta o 11º ano no Colégio Valssasina, em Lisboa, obtiveram 28 pontos, ficando apenas a um ponto de conquistar medalhas de prata.

João Pedro Matias, estudante do 11º ano da Escola Secundária José Gomes Ferreira, em Lisboa, obteve 20 pontos, uma classificação que lhe permitiu conquistar igualmente uma medalha de bronze na competição, que decorreu entre 23 e 30 de Setembro.

Além das três medalhas, Portugal foi ainda distinguido com uma menção honrosa, atribuída ao aluno Filipe Valeriano, da Escola Básica do 2º e 3º ciclos Dr. João Brito Camacho, em Almodôvar.

De acordo com um comunicado da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), que organiza a participação das equipas nacionais nestas competições, Portugal tinha já conquistado três medalhas de bronze no mês de Julho, nas Olimpíadas Internacionais, duas das quais atribuídas a Afonso Bandeira e João Guerreiro, alunos que agora repetiram a distinção.

A SPM organiza também as Olimpíadas Portuguesas de Matemática, que este ano comemoram 25 anos, uma competição destinada a escolher os alunos que representam o país nas provas internacionais e cujas inscrições estão abertas até ao dia 25 de Outubro.

No próximo ano, as Olimpíadas Ibero-Americanas vão decorrer, pela primeira vez, em Portugal, estando marcadas para Setembro, em Coimbra.

Além do êxito alcançado nas provas internacionais de Matemática, os alunos portugueses distinguiram-se igualmente nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Física, que se realizaram em Coimbra no mês passado, tendo conquistado uma medalha de ouro, uma de prata e duas de bronze.

Com as quatro medalhas obtidas nessa competição, em que participaram estudantes de 17 países, a equipa portuguesa alcançou a melhor prestação global de sempre.
Voltar ao Topo Ir em baixo
RosaLati
Convidado



MensagemAssunto: Re: ESPAÇO ACTUALIDADE   Sab 7 Out - 16:41

Processo de escravatura africana exposta em pintura

O sofrimento que durante séculos marcou, por inúmeras gerações, os filhos de África foram retratados e foram relembrados no fim de Agosto deste ano, durante quatro dias, no Museu de História Natural, em Angola, por meio de uma exposição de pintura, denominada "Lugares de memória do tráfico negreiro nos países lusófonos".
Composta por 30 quadros, a exposição procurou contar através das telas a história deste árduo trajecto que retirou grande parte das suas riquezas e desalojou muitos africanos das suas terras, particularmente nos países costeiros como Angola.
Inaugurada em alusão ao Dia Internacional do Tráfico Negreiro, numa cooperação entre o comité de Angola e Portugal do projecto "Rota dos Escravos", a exposição representou igualmente uma tentativa de expressar por meio das artes plásticas o resultado destes longos anos de exploração física e territorial dos africanos.
"Lugares de memória do tráfico negreiro nos países lusófonos" baseia-se ainda numa retrospectiva dos principais lugares, na memória da escravatura, onde o tráfico negreiro assentava com maior alargamento, destacando-se os países de Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau e Moçambique.
Nos painéis estampados nas paredes do Salão Internacional de Exposições (Siexpo), os artistas procuraram descrever a escravatura nos países lusófonos, especialmente em Angola, onde o tráfico triangular do comércio de escravos abrangia os reinos do Kongo ou "Kongo-dia-Ntotela", Benguela, Ndongo, Kissama, entre outros.
Nestas regiões o comércio triangular baseava-se particularmente em mercadorias específicas, os escravos, que foram transportados principalmente para América e Europa, servindo de mão-de-obra barata nos campos de plantação ou produção agrícola e para a construção de caminhos de ferro, estradas, edifícios, além de outros trabalhos forçados.
Por ocasião da data, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), apelou aos ministros da Cultura de todos os países membros para organizarem eventos que envolvam todos os cidadãos e em particular os jovens, os educadores, os artistas e os intelectuais.
Para o ministro da Cultura, Boaventura Cardoso, a data, que se denomina como o dia do tráfico negreiro e sua abolição, é bastante importante no calendário da Unesco e Angola, sendo membro desta organização e tendo também sofrido com este flagelo, achou por bem realizar, pela primeira vez, um conjunto de manifestações para assinalar esta efeméride, que é uma triste memória para todos os africanos em particular os do país.
"Esta data vem para que todos nós possamos reflectir sobre tudo que aconteceu em Angola durante estes séculos e não para reivindicar direitos já ultrapassados, mas sim no intuito de fazer história e conhecermos um pouco das nossas raízes" disse o ministro.
O 23 de Agosto, Dia Internacional da Memória do Tráfico Negreiro e de sua Abolição, foi decretado pela Unesco em 1999, e escolhido por ser a data da revolta de São Domingo, realizada por Dessaline e Toussaint Louverture, em 1791.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Beladona



Número de Mensagens : 506
Localização : Algarve
Data de inscrição : 25/09/2006

MensagemAssunto: Re: ESPAÇO ACTUALIDADE   Seg 9 Out - 12:38

Pinto Monteiro toma posse hoje

O juíz conselheiro Fernando José Matos Pinto Monteiro,de 64 anos,sucede hoje a Souto Moura no cargo de procurador-geral da República.

Entrou para a magistratura em 1966 como procurador do Ministério Público e desde 1998,desempenhava funções no Supremo Tribunal de Justiça.

Do "reinado" de Souto Moura ,Pinto Monteiro herda casos como o "Envelope 9",o "processo Casa Pia" e o "Apito Dourado".

...in 24 Horas de 09 de Outubro de 2006
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Beladona



Número de Mensagens : 506
Localização : Algarve
Data de inscrição : 25/09/2006

MensagemAssunto: Re: ESPAÇO ACTUALIDADE   Seg 9 Out - 12:54

Jornalista incómoda morta à porta de casa

O assassinato de jornalista russa Anna Politkovskaia,encontrada morta no sábado com 4 tiros,terá a ver com um artigo que estava a escrever sobre as torturas sistemáticas na Chechénia e que deveria ser publicado hoje,um trabalho com dados embaraçosos para o governo de Vladimir Putin.

Dois anos antes,Anna tinha sido a mediadora entre as autoridades russas e rebeldes separatistas.

Anna Politkovskaia nasceu em 1958,em Nova Iorque,onde os seus pais eram diplomatas na ONU.

Estudou jornalismo na Universidade de Moscovo,começando a trabalhar no "Izvestia".

Depois fez carreira como jornalista de investigação e tornou-se conhecida fora da Rùssia pelas reportagens críticas que fez na república da Chechénia,onde escreveu sobre assassinatos,torturas e espancamentos civis pelas forças russas.

Anna recebeu vários prémios de jornalismo.Escreveu um livro sobre a política de Putin pra a Chechénia,com provas dos abusos cometidos pelas forças governamentais contra civis.A sua última obra intitulava-se "A Rússia de Putin".

...in 24 Horas de 09 de 10 de 2006
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
RosaLati
Convidado



MensagemAssunto: Re: ESPAÇO ACTUALIDADE   Seg 9 Out - 15:04

N A R O T A D O S T E M P L Á R I O S
1 3 0 7 - 2 0 0 6
13 e 14 de Outubro


--------------------------------------------------------------------------------

Sexta-feira, 13 de Outubro
VISITA GUIADA AO CONVENTO DE CRISTO POR ÁLVARO BARBOSA*
JANTAR TEMPLÁRIO E LANÇAMENTO DA NOVA COLECÇÃO - ARQUIVOS DA CAVALARIA



É Sexta-feira, 13 de Outubro do Ano da Graça de 1307... Os Cavaleiros do Templo são "surpreendidos" pela inveja e sede de poder de Filipe o Belo, rei de França, com o intuito de extinguir a Ordem e apoderar-se dos seus bens. Todo a Europa fica chocada pelas acusações feitas aos cavaleiros e em 1314 a Ordem é oficialmente extinta pelo Papa Clemente V.

Nasce aqui a superstição associada à "Sexta-feira 13".

699 anos depois, é Sexta-feira, 13 de Outubro de 2006 e estamos na Capital do Templo em Portugal - Tomar.



O simbolismo da data e o lugar são propícios ao lançamento da nova colecção da Zéfiro - Arquivos da Cavalaria - dedicada à história e mística templária e cavaleiresca, dirigida por Francisco Canelas de Melo.

Programa
17h - Ponto de encontro: Claustro da Micha (Convento de Cristo)*
17h30 - Visita guiada ao Convento de Cristo, pelo Arquitecto Álvaro Barbosa
19h30 - Jantar na cafetaria do Convento
21h30 - Lançamento da nova colecção da Zéfiro: Arquivos da Cavalaria

Estarão presentes no jantar e lançamento os autores: José Medeiros, Luís-Carlos Silva, Pinharanda Gomes, Rainer Daehnhardt, Sérgio Sousa-Rodrigues e o editor Alexandre Gabriel.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Beladona



Número de Mensagens : 506
Localização : Algarve
Data de inscrição : 25/09/2006

MensagemAssunto: Re: ESPAÇO ACTUALIDADE   Qua 11 Out - 10:47

No próximo dia 31 de Outubro é festejado o Halloween ou Samhain que para os Wiccans e Celtas é o começo do ano ou ciclo,nessa noite,do Pôr do Sol de 31 até ao amanhecer de 1 de Novembro é festejado os entes queridos que passaram para oa outra vida,celebra-se também a chegada do Inverno.

Tal como acontece com outras culturas como a egípcia e mexicana(antes da chegada dos espanhóis)onde também era uma festa dos mortos.Para os Hindus o fim do ano ou Divali é celebrado 1 semana mais tarde.No japão,o Dia dos Mortos é festejado como uma festa carnavalesca.

O cristianismo manteve a tradição da festa dos mortos,daí que o feriado de dia ! de Novembro seja o Dia de Todos os Santos e o Dia de Finados seja a 2 de Novembro,

É um tempo de começos e de encerramentos,através da morte no Inverno que se aproxima e do renascimento na próxima Primavera.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
RosaLati
Convidado



MensagemAssunto: Re: ESPAÇO ACTUALIDADE   Qua 11 Out - 13:43

Adorei o texto Beladona, espectacular mesmo. Pena que essas tradições estejam quase mortas com a imposição da cultura europeia.

Um abraço
Voltar ao Topo Ir em baixo
RosaLati
Convidado



MensagemAssunto: Re: ESPAÇO ACTUALIDADE   Qua 11 Out - 14:05

Cem anos com António Gedeão

Ana Vitória in Jornal de Notícia

Omanuscrito do conhecido poema "Pedra Filosofal" não poderia faltar numa exposição que se pretende evocativa da passagem do centenário do nascimento de Rómulo de Carvalho - que o grande público conhece pelo pseudónimo literário de António Gedeão. A Biblioteca Nacional (BN), em Lisboa, associa-se à efeméride e apresenta, a partir de amanhã a mostra "António é o meu nome".

A exposição contém um conjunto de manuscritos que a família de Rómulo de Carvalho tem vindo a doar à BN, a par de objectos pessoais do criador que a mesma família cedeu propositadamente para esta manifestação evocativa. Entre eles encontram-se a caneta com que escrevia, os óculos, um pisa-papéis e um curioso banco de carpinteiro em miniatura que evoca a profissão que o professor, poeta e divulgador científico, falecido em 1997, gostaria de ter tido se não fosse "somente" professor e poeta .

A mostra, que pode ser visitada até ao dia 6 de Janeiro do próximo ano, de certo modo abre o programa de comemorações do centenário do nascimento do autor de "Movimento perpétuo", e que inclui uma série de iniciativas que se prolongarão por 2007 adentro, culminando com a publicação das "Memórias" inéditas do cientista e poeta nascido a 24 de Novembro de 1906 e cujo manuscrito pode já ser visto na Biblioteca Nacional.

O vasto programa de eventos é da responsabilidade da comissão organizadora das comemorações, constituída por amigos, antigos alunos e familiares de Rómulo de Carvalho. Entre diversas iniciativas consta, em Dezembro, o lançamento de um CD com poemas ditos por Afonso Dias.

Manter herança intelectual

Um dos seus filhos, Frederico Gama Carvalho, membro da comissão organizadora das celebrações, explicou que as mais de duas dezenas de iniciativas previstas visam "contribuir para recordar e fazer viver na sociedade portuguesa a herança intelectual" do cientista e professor "e do seu inseparável amigo António Gedeão". Foi, aliás, nesta área literária que o seu nome se tornou mais conhecido, depois de alguns dos seus poemas terem sido musicados por compositores como Manuel Freire ou José Niza, popularizando textos como "Pedra filosofal" ou "Lágrima de preta".
Voltar ao Topo Ir em baixo
Beladona



Número de Mensagens : 506
Localização : Algarve
Data de inscrição : 25/09/2006

MensagemAssunto: Re: ESPAÇO ACTUALIDADE   Qui 12 Out - 13:14

Cara amiga

Muito obrigada pela sua gentileza e simpatia para comigo.

Sempre fui uma "curiosa"pelo exoterismo e tirando de livros que já estudei e de encontros que já tive,vou tentando aprender cada vez mais sobre a cultura Celta e de outras que louvam a natureza e daí o pequeno apanhado que expuz sobre o dia em que se festeja o Samhain.

Presentemente,há cada vez mais pessoas interessadas neste tema,porque talvêz estejam um pouco desiludidas com as religiões existentes.

Um abraço da Beladona
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: ESPAÇO ACTUALIDADE   Hoje à(s) 17:13

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
ESPAÇO ACTUALIDADE
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Espaço do leitor Realidade CCBREALIDADE O SITE MAIS DEMOCRÁTICO DO BRASIL
» Espaço do leitor Realidade
» espaço para postar charges animadas
» Aborto e Canibalismo, tudo a ver. Então entendi... Aborto, fim da Fome, dinheiro no bolso, etc... e o Diabo ganhando espaço.
» ESPAÇO RESERVADO PRA FALAR DE CARROS

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Porque a Monarquia também é Política :: Visões Políticas :: Nada de Politiquices-
Ir para: