Um espaço de Debate, Um formular de ideias
 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Login  

Compartilhe | 
 

 Energia Nuclear

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
IzNoGuud
Admin


Número de Mensagens : 418
Localização : Algarve
Data de inscrição : 05/07/2006

MensagemAssunto: Energia Nuclear   Qua 14 Fev - 4:25

Caros amigos,

Chegados a um momento em que a nossa dependência a nível energético é quase total e após o avançar, já tardiu, de Projectos para Centrais Hidroeléctricas as quais hoje em dia pouco diminuirão a nossa dependência.
O Estado opta por promover as energias renovaveis, como forma de substituir a Termoeléctrica, como fonte energética principal e um dos focos mais poluentes em Portugal.

Há uma aposta visível em Parques Eólicos, está em fase de construção (e não sei se já em exploração) uma "Central" de aproveitamento da Força das Marés, existe uma Central Geotérmica nos Açores, aposta-se em Legislação que visa apoiar ou incrementar o recurso à Energia Solar e embora não sendo uma Energia Renovavel, retoma-se hoje a discussão em relação à Energia Nuclear.

Ora se eu não estou em erro, a aposta nas Energias Renovaveis visa reduzir a nossa dependência energética do exterior em cerca de 21% até 2009 ou 2012, efectivamente não me lembro e até poderei estar errado quanto aos valores e datas que estou a apresentar, mas creio terem sido estes os quais tive acesso.

Ora... reduzir em 1/5 a nossa dependência energética é bom, mas não o suficiente. Não nos esqueçamos que a dependência energética é um dos maiores factores no porquê da nossa Balança Comercial ser negativa.
O recurso à Energia Nuclear, de um modo consciente e plenamente seguro, permitiria o acesso a uma fonte energética de baixo custo e altamente rentável. A qual poderia reduzir drásticamente a nossa dependência energética ou mesmo transformá-la en Superavit, ou seja, em País produtor/exportador. A única desvantajem são os resíduos nucleares.
Note-se que tivemos e creio ainda se manter, uma "central" nuclear (mais um laboratório de pesquisa e produção muito limitada de energia) de testes/estudos em Sintra a qual não me lembro de ter sido desactivada.

Passemos a enumerar:

1º Portugal tem das maiores (senão mesmo a maior) reservas/depósitos de Urânio da Europa. Havia até notícias de algumas aldeias na Serra da Estrela, em que as casas feitas de pedra tinham uma concentração tão grande de Urânio que ultrapassavam o máximo recomendado de irradiação nuclear.
Logo há material com fartura.

2º Devido à nossa particulariedade Nacional (geográfica), apenas seriam necessárias 3 centrais nucleares (se não estou em erro) para suprir todo o País de energia.

3º As mesmas e a necessária Segurança para o correcto funcionamento das mesmas, implicaria a necessidade da formação, certificação, controlo de qualidade, manutenção e operação do pessoal de directamente ligado e não só às tais centrais nucleares. Ou seja, falando somente em necessidades de pessoal, estamos a tratar de muitos quadros técnicos superiores e médios a serem necessários para o correcto funcionamento das mesmas sem contar com as necessidades de pessoal especializado de forma indirecta.
Ou seja, estamos a segurar e a proporcionar em Portugal de meios e condições, para que Engenheiros, Cientistas, Investigadores e Técnicos permaneçam em Portugal e que se mantenha em território Nacional uma base de conhecimento que hoje nos escapa.

4º Seria necessário um estudo aprofundado ao nível económico, que demonstrasse como a economia e a ecologia nacional seriam afectadas/beneficiadas pelo seguimento de tal escolha.

5º A única desvantagem do Nuclear recai nos Resíduos por estas produzidos. Sendo que por norma são aproveitadas e recondicionadas minas desactivadas para o acondicionamento destes resíduos.

Que temos nós a dizer sobre este assunto?

IzNoGuud

_________________
Não ligues ao que os outros dizem. Escuta-os, analiza e reformula o teu próprio pensar.

Que seja essa a tua força.

Cogito Ergo Sum, I Tego Arcana Dei
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://politica-monarquica.naturalforum.net
Beladona



Número de Mensagens : 506
Localização : Algarve
Data de inscrição : 25/09/2006

MensagemAssunto: Re: Energia Nuclear   Dom 18 Fev - 17:53

Na Energia Nuclear existem duas formas de aproveitar a energia para convertê-la em calor:
-A fissão nuclear,onde o núcleo atómico se subdivide em duas ou mais partículas.
-A fusão nuclear,na qual ao menos dois núcleos atómicos se unem para produzir um novo núcleo.

Das duas a menos poluente(embora poluente) é a energia da fusão pacífica ou civil,que está ainda em fase experimental,existindo dúvidas quanto à sua viabilidade técnica e económica.Sendo a principal dificuldade do processo,o de confinar a massa do material no estado plasmático já que não existem reservatórios capazes de suportar a elevada temperatura processada.Um meio é o do confinamento magnético.

Não sou apologista deste tipo de energias,mas sim das energias solar,eólica,hidráulica e em especial da maremotriz.

-A Energia Solar é a designação dada a qualquer tipo de captação de energia luminosa (em certo sentido de energia térmica),proveniente do Sol,e posterior transformação em alguma forma utilizável pelo homem,seja para aquecimento de água ou ainda como energia eléctrica ou mecânica.

A 27 de Abril de 2006 a GE Energy Financial Services,a Power Ligth Corporation e a Catavento Ltd. anunciaram que vão construir o maior projecto de energia solar fotovoltáico do Mundo.A nova unidade de produção de energia solar de 11 MegaWatts inclui 52000 módulos fotovoltáicos e será construída num único local em Serpa,numa das áreas de maior exposição solar da Europa.Actualmente a capacidade de energia solar instalada no Mundo é de apróximadamente 5300MWp.Este dado inclui apenas a energia produzida por meios fotovoltáicos e descarta outros meios directos de produção.

O maior productor mundial é o Japão (com 1,13MWp instalados) e o segundo é a Alemanha (com 0,79MWp9).

Ultimamente apareceram nos países mediterrânicos a Energia Solar Termodinâmica,é um novo tipo de energia solar térmica para aquecimento de água,com maior eficiência energética anual relativamente aos painéis solares que a precederam.

-Energia Eólica é a energia que provém do vento,ou seja ar em movimento.A energia eólica é hoje considerada uma das mais promissoras fontes naturais,principalmente porque é renovável,ou seja,não se esgota.Além disso,as turbinas eólicas podem ser utilizadas em conexão com redes eléctricas ou em lugares isolados.Em 2005 a capacidade mundial de geração de energia eléctrica através da energia eólica era de aproximadamente 59 gigawatts,o suficiente para abastecer as necessidades básicas de um país como o Brasil,embora isso represente menos de 1% do uso mundial de energia.Em Portugal nos últimos anos este tipo de energia recebeu um grande impulso.No fim de 2006,Portugal era o nono productor mundial de energia eólica em termos absolutos,e o quarto em termos relativos,tendo em conta a sua área e população,segundo o GWEC-Global Wind Energy Council.

Capacidade de produção instalada de energia eólica:
Alemanha-20622MW,Espanha-11615MW,EUA-11603MW,Itália-2123MW,Reino Unido-1963MW,Portugal-1716MW,França-1567MW.

-Energia Hidráulica é a energia obtida a partir da energia potencial de uma massa de água.A forma na qual ela se manifesta na natureza é nos fluxos de água,como nos lagos e pode ser aproveitada por meio de um desnível ou queda da água.Pode ser convertida na forma de energia mecânica (rotacão de um eixo) através de turbinas hidráulicas ou moinhos de água.

-Energia Maremotriz é um modo de geração de electricidade através da utilização da energia contida no movimento de massas de água devido às marés.Dois tipos de energia maremotriz podem ser obtidos:
-Energia Cinética das correntes devido às marés.
-Energia Potencial pela diferença de altura entre as marés alta e baixa.As gigantescas massas de água que cobrem dois terços do planeta constituem o maior colector de energia imaginável.As marés originadas pela atração lunar,também representam uma tentadora fonte energética.Em conjunto,a temperatura dos oceanos,as ondas e as marés poderiam proporcionar muito mais energia do que a humanidade seria capaz de gastar hoje,ou no futuro,mesmo considerando que o consumo global simplesmente dobra de dez em dez anos.

A energia das marés é obtida de modo semelhante ao da energia hidroeléctrica.

Constrói-se uma barragem,formando-se um reservatório junto ao mar.

Quando a maré é alta,a água enche o reservatório,passando através da turbina hidráulica,tipo bulbo,e produzindo energia eléctrica.Na maré baixa,o reservatório é esvaziado e a água que sai do reservatório passa novamente através da turbina em sentido contrário,produzindo energia eléctrica.

Este tipo de fonte é usado no Japão,França e na Inglaterra.

A primeira usina maremotriz construída no Mundo foi a de La Rance,em 1963.

Ao fazer também parte das energias renováveis e partindo do princípio que temos uma longa zona costeira virada para o mar,esta,no meu entender seria uma opção a ter em alta conta.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Beladona



Número de Mensagens : 506
Localização : Algarve
Data de inscrição : 25/09/2006

MensagemAssunto: Re: Energia Nuclear   Seg 19 Fev - 4:11

E,meus amigos,é que nem de propósito,apareceu hoje dia 19-02-2007 no 24Horas uma crónica da bióloga e escritora Clara Pinto Correia que se intitula:

O embuste do nuclear

De cada vez que,neste país,as questões energéticas desaguam em números calamitosos para os consumidores,e pior um pouco para os investidores,começa algum iluminado no exercício do poder a fugir para a frente e a brandir num grande rasgo sebastianista a bandeira da central nuclear que,graças a Deus,nunca chegou a ser construída entre nós.Do que nos livrámos,meus senhores.

Talvez estas coisas não se soubessem de início,mas hoje sabe-se bem de mais que a cisão do átomo de urânio liberta uma quantidade enorme de resíduos radioactivos que mantêm a sua actividade destrutiva durante pelo menos dezenas,se é que não forem centenas ou milhares de anos.E nunca ninguém sabe onde é que há-de guardar esses resíduos,que contaminam tudo à sua volta para onde quer que vão,e fazem bastante mais estragos na paisagem circundante do que uma simples co-incineradora.Para ajudar à festa,a cisão do urânio liberta energia durante uns vinte ou 25 anos,e depois esgota-se.

É preciso ir recomeçar para outro sítio,e onde estava a central que fica desactivada nunca mais estará nada com vida.A carcaça radioactiva,como o Inferno,tem que ser enterrada debaixo de toneladas de betão para não poluir todos os ventos,terrenos e cursos de água à sua volta.De resto,nem este expediente horrível é seguro:nos últimos tempos,o betão de Chernobyl abriu brechas,e a radioactividade está a escapar-se por elas,sem que ninguém saiba assim muito bem o que é que há-de fazer a seguir.Tudo isto numa altura em que as alternativas ao nuclear são cada vez mais eficazes e cada vez menos poluentes.

Seremos todos parvos?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Reiziger



Número de Mensagens : 148
Data de inscrição : 20/12/2006

MensagemAssunto: Re: Energia Nuclear   Seg 19 Fev - 5:09

A energia nuclear é das energias renováveis a menos poluente...desde que se saiba o que se está a fazer.

Muita gente não sabe mas há um reactor nuclear a operar em plena Sacavém, desde 25 de Abril de 1961.

É pequenino e tal, mas já causou algum problema? Não.

Logo e tendo que desde que manuseado com cautela é a única forma que temos de produzir energia, duma forma massiva e a baixo custo, não vejo porque não apostemos num reactor na Ota em vez de um aeroporto (só uma ideia!).

Só uma outra ideia. Até que as "hidrogen fuel cells" estejam totalmente desenvolvidas vão-se passar anos e nós 90% dependentes do pitróile...ou se opta por uma alternativa viável ou qualquer dia vamos pagar mais por litro de gasosa que pelo bitoque do Zé Maria.

Vento é fixe mas é visualmente poluente, as barragens alagam terras férteis e quando rebentam, também matam aos centos.....é uma escolha difícil, mas eu apostava na energia nuclear nem que para tal tivesse de enterrar os reactores uns 30m no chão. É tudo uma questão da relação custo/benefício.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Beladona



Número de Mensagens : 506
Localização : Algarve
Data de inscrição : 25/09/2006

MensagemAssunto: Re: Energia Nuclear   Seg 19 Fev - 11:58

Caro Reiziger

É comum dizer-se que a energia nuclear é a energia dos países pobres (nós somos um país pobre)Mas será que compensará o que ela nos dá e o que nós perdemos ao utilizá-la?

Por acaso já tinha ouvido falar vagamente do reator nuclear de Sacavém,mas nunca se viram resultados do mesmo (pelo menos que eu tenha conhecimento),talvês seja só mesmo para experiências e estudo.

Caro amigo,também sou contra o Aeroporto da Ota e do dinheiro que se vai lá enterrar.

Mas sou contra a energia nuclear,a qual mesmo com as mais modernas técnicas continua a poluir a atmosféra e o espaço que a rodeia,além de ter um termo de duração de mais ou menos de 25 anos de uso,depois esgota-se e teremos de procurar outro local para construir uma nova central e a zona onde estava a anterior ficará inutilizada e sem vida (e a continuar a poluir o ambiente à sua volta).

Será que temos um país tão grande que nos possamos dar ao luxo de desperdiçar de 25 em 25 anos os terrenos onde estavam as centrais nucleares?E onde colocar os lixos tóxicos?

Já reparou caro amigo na nossa enorme costa marítima e das quais poderíamos tirar lucro e partido da energia das marés?Costuma-se dizer que "dá Deus nozes a quem não tem dentes".Além de semos um país com Sol quase todo o ano,o que será também uma fonte de energia.

Falo muito com estrangeiros que por cá passam férias,e que ficam admirados de não tirarmos mais lucro ou partido dos nossos potenciais naturais,numa altura de crise energética a nível mundial ,e com o magnífico clima e as praias que temos.

Caro amigo,se o Governo começar a preocupar-se (aliás já se devia de ter preocupado há uns anitos),pode estar certo que a dependência do "pitróile" vai reduzir e muito.

Meu caro,acidentes e catástrofes há em todo o género de situações,até nas naturais,mesmo assim,quais as piores?As que deixam resíduos?As que envenenam o ambiente,os rios e os terrenos,mesmo enterradas e emparedadas com betão (que também racha)?Ou as naturais que por o serem não deixam resíduos.E,como muito bem diz,é uma questão da relação custo/benefício.

Um abraço da Beladona
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Reiziger



Número de Mensagens : 148
Data de inscrição : 20/12/2006

MensagemAssunto: Re: Energia Nuclear   Ter 20 Fev - 17:37

Tanto quanto sei o reactor de sacavém pertence ao ITN e visa unicamente a investigação. O facto é que está lá quietinho e não tem criado problemas de saúde, conhecidos, a ninguém.

Eu até concordo consigo de que há muitas formas para além do nuclear de obter electricidade, mas será que compensam?

Tenho de investigar e ler mais sobre este tema para lhe dar uma resposta condigna. Acerca do custo benefício, do investimento inicial e prazo de retorno.

Entretanto deixo aqui um link duma página, que vi há algum tempo, duma sujeita que gosta de ir para Chernobyl de mota. É impressionante:

http://www.kiddofspeed.com/chernobyl-revisited/
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
IzNoGuud
Admin


Número de Mensagens : 418
Localização : Algarve
Data de inscrição : 05/07/2006

MensagemAssunto: Re: Energia Nuclear   Qua 21 Fev - 8:47

Ohhhh que bom... Eu adoro quando são expostas ideias sem que as mesmas tenham sido corrobadas, nem que seja aparentemente Smile





Vou falar de uma forma mais "simpática", mas com a amiga Beladona estou
descansado, pois a mesma sabe que não estou a ser "mauzinho" e que
apenas estou a "descontruir" a sua Tese.





Beladona escreveu:
Na Energia Nuclear existem duas formas de aproveitar a energia para convertê-la em calor:

-A fissão nuclear,onde o núcleo atómico se subdivide em duas ou mais partículas.

-A fusão nuclear,na qual ao menos dois núcleos atómicos se unem para produzir um novo núcleo.



Das
duas a menos poluente(embora poluente) é a energia da fusão pacífica ou
civil,que está ainda em fase experimental,existindo dúvidas quanto à
sua viabilidade técnica e económica.Sendo a principal dificuldade do
processo,o de confinar a massa do material no estado plasmático já que
não existem reservatórios capazes de suportar a elevada temperatura
processada.Um meio é o do confinamento magnético...









Beladona escreveu:
-A Energia Solar é a designação dada a
qualquer tipo de captação de energia luminosa (em certo sentido de
energia térmica),proveniente do Sol,e posterior transformação em alguma
forma utilizável pelo homem,seja para aquecimento de água ou ainda como
energia eléctrica ou mecânica.



A 27 de Abril de 2006 a GE
Energy Financial Services,a Power Ligth Corporation e a Catavento Ltd.
anunciaram que vão construir o maior projecto de energia solar
fotovoltáico do Mundo.A nova unidade de produção de energia solar de 11
MegaWatts inclui 52000 módulos fotovoltáicos e será construída num
único local em Serpa,numa das áreas de maior exposição solar da
Europa.Actualmente a capacidade de energia solar instalada no Mundo é
de apróximadamente 5300MWp.Este dado inclui apenas a energia produzida
por meios fotovoltáicos e descarta outros meios directos de produção.



O maior productor mundial é o Japão (com 1,13MWp instalados) e o segundo é a Alemanha (com 0,79MWp9).



Ultimamente
apareceram nos países mediterrânicos a Energia Solar Termodinâmica,é um
novo tipo de energia solar térmica para aquecimento de água,com maior
eficiência energética anual relativamente aos painéis solares que a
precederam.





Há aqui um erro ENORME de dados. Pelo menos quanto às unidades apresentadas.


Pois bem a ver...





5300 MWp - 1,92 MWp (a potência combinada das 2 Nações que mais produzem Energia Solar) = 5298,08 MWp.





Ou seja como a 3ª maior nação terá menos que a produção que a 2ª, logo
não haveriam Nações no Mundo de modo a dar o valor restante Wink


Logo, creio que os valores apresentados em relação às Nações em causa
deverão ser multiplicadas por 1000. Dando assim o total produzido pelo
Japão em 1920 MWp e da Alemanha em 790 MWp, sendo estes valores mais
aceitáveis embora necessários de confirmação Wink





Já agora... a maior Central Solar do Mundo, a ser produzida em Serpa, apenas produz 11 MWp?


Em 1º lugar pensava que a maior estava em construção em Espanha e 2º
acho os valores algo... baixos... Pois SE um (apenas) Rotor Eólico de
124m de diâmetro produz 5000 KWp (ou seja 5 MWp), não me parece que a
maior central Solar do Mundo apenas produza o mesmo que 2 Rotores
Eólics de 124m.





Por isso cara amiga, vá lá procurar outros dados Very Happy



Beladona escreveu:
-Energia
Eólica é a energia que provém do vento,ou seja ar em movimento.A
energia eólica é hoje considerada uma das mais promissoras fontes
naturais,principalmente porque é renovável,ou seja,não se
esgota...





Não fui comparar os dados, mas pelo que li, a Europa prevê de forma
conservadora (ou seja por baixo) que o limite de produção de Energia
Eólica numa Europa a 25 seja de 600 TWp em terra e 3000 TWp em
"offshore".


O que ultrapassaria em muito o presente consumo energético da Europa
dos 15 (conforme apresentado no relatório presente no seguinte link
http://www.ewea.org/fileadmin/ewea_documents/documents/publications/WETF/Facts_Summary.pdf





Mas o mesmo estudo igualmente prevê que as metas impostas até 2020,
apenas prevêm que a produção de Energia Eólica apenas corresponda a
12,10% do total consumido na Europa.




Quanto às restantes energias, eu logo procurarei algo mais sobre as mesmas.


Mas podem ter uma ideia do que há no site http://www.energy.eu/





Um abraço,





IzNoGuud

_________________
Não ligues ao que os outros dizem. Escuta-os, analiza e reformula o teu próprio pensar.

Que seja essa a tua força.

Cogito Ergo Sum, I Tego Arcana Dei
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://politica-monarquica.naturalforum.net
Beladona



Número de Mensagens : 506
Localização : Algarve
Data de inscrição : 25/09/2006

MensagemAssunto: Re: Energia Nuclear   Qua 21 Fev - 15:57

Caro IzNo

Sinto-me derretida por o ter feito entrar em delírio.Vá lá,não seja tão comedido,desanque lá a minha tese à vontadinha,pois até tem carradinhas de razão.Como sabe,nunca me aborreço,pois estou sempre pronta a aprender,a corrigir-me e a recuar quando alguém me abre os olhos,e pelos vistos é o caso,pois resumi-me a tirar os dados da wikipedia e,nem os confrontei minimamente,ou seja,estão gatados e o amigo chamou-me a atenção para a minha falta,da qual me redimo por não ter visto que a contabilidade não poderia estar correcta.

Vou portanto,como muito bem diz,procurar novos dados.

Um abraço da Beladona
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Beladona



Número de Mensagens : 506
Localização : Algarve
Data de inscrição : 25/09/2006

MensagemAssunto: Re: Energia Nuclear   Qua 21 Fev - 16:09

Caro Reiziger

O link que teve a gentileza de nos mostrar,é demonstrativo do que foi Chernobyl,é impressionante,mas também é impressionante quem o apresenta,e é bem exemplificativo do que é um desastre nuclear.

Um abraço da Beladona
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Beladona



Número de Mensagens : 506
Localização : Algarve
Data de inscrição : 25/09/2006

MensagemAssunto: Re: Energia Nuclear   Seg 26 Fev - 13:38

Caros amigos

Cá volto eu à carga com mais umas achegas ao que já disse no meu anterior post,sobre as energias:Solar,Eólica e Maremotriz ou das Ondas,que dentre outras eu continuo a considerar as melhores alternativas ao nuclear:

-O Sol no seu centro,os núcleos de átomo de hidrogénio fundem-se originando núcleos de hélio.A sua superfície atinge uma temperatura de perto de 6000ºK.A energia resultante desta reacção é radiada para o espaço,e parte dela atinge a atmosféra terrestre com uma intensidade de 1373 W/m2.Uma vez que parte da energia inicial é reflectida ou absorvida pela atmosféra,num dia de céu claro é possível medir junto à superfície terrestre num plano perpendicular,cerca de 1000W/m2.Esta radiação disponível à superfìcie terrestre divide-se em 3 componentes:Directa,Difusa e Reflectida.

Para Lisboa num plano inclinado(cerca de 40º)e orientado a Sul,o valor diário médio de potência da radiação solar global directa,pode atingir os 414W/m2.De todas as tecnologias a fotovoltáica(PV) é a melhor em todos os sentidos,compensará a curto prazo o seu custo.

Os painéis actualmente mais comercializados são compostos por conjuntos de células de silício monocristalino ou policristalino,ligadas em paralelo ou em série.

-A energia Eólica cuja fonte é o vento que resulta do deslocamento de massas de ar,derivado dos efeitos das diferenças de pressão atmosférica entre duas regiões distintas e é influenciado por efeitos locais como a orografia e a rugosidade do solo.Essas diferenças de pressão têm uma origem térmica estando directamente relacionadas com a radiação solar e os processos de aquecimento das massas de ar.Podemos classificar os ventos nos seguintes tipos:Ventos Globais,Ventos de Superfície e Ventos Locais dividindo-se estes últimos em :Brisas Marinhas e Ventos de Montanha.A conversão do vento em energia divide-se nos seguintes conceitos:a Energia do Vento,Efeitos do Vento.Producção de Energia e a Lei de Betz,esta lei descoberta pelo físico Albert Betz em 1919,diz que só se pode converter menos de 16/27 (59%) da energia cinética em energia mecânica ao utilizar um aerogerador.A velocidade à qual os aerogeradores começam a rodar situa-se nos 3-5m/seg (velocidade de ligação),no entanto abaixo de 5m/seg a quantidade de energia no vento é muito baixo,e a turbina apenas começa a funcionar por volta dos 5m/seg.Os valores ideais de aproveitamento andam à volta de 9-10m/seg,no entanto as turbinas podem ser desenhadas para uma eficiência máxima dependendo da zona de velocidade de vento onde esteja a maior parte da energia.O valor limite estrutural para as turbinas anda à volta de 25m/seg (velocidade de corte).

Entre outros ,os aerogeradores dividem-se em 2 tipos de turbinas eólicas:de Eixo Horizontal (HAWT's,Horizontal Axis Wind Turbines) e os de eixo vertical (VAWT's,Vertical Axis Wind Turbines).

-A energia Maremotriz ou das Ondas é actualmente a energia que apresenta maior potencial de exploração,tendo em conta a força das ondas e a imensidão dos oceanos.A energia das ondas tem origem directa no efeito dos ventos,os quais são gerados pela radiação solar incidente.

Em Portugal o recurso disponível em águas profundas é de 40MW/Km.Actualmente existe uma substancial variedade de dispositivos e métodos de extração de energia das ondas que se podem distinguir em 2 grupos :Sistemas na Costa (ou próximo da costa),Sistemas em Águas Profundas (offshore),Sistemas na Costa,normalmente localizados em águas pouco profundas (8-20m),apoiados directamente na costa,ou próximos dela (possivelmente associados a obras de protecção costeira ou molhes portuários).São por vezes considerados de primeira geração,por serem praticamente os únicos que atingiram a fase protótipo.O Sistema de Coluna de Água Oscilante é o tipo mais bem sucedido.A tecnologia envolvida é relativamente convencional.A peça de equipamento mais específica é uma turbina de ar que acciona um gerador eléctrico.A central da ilha do Pico é deste tipo,tal como a igualmente recente central da ilha de Islay (Escócia).

Nem de propósito,saiu hoje no jornal 24 Horas (26-02-2007) uma notícia referente ao município de Tavira que vai construir uma Central de Energia Solar e que passo a transcrever:

Sistema inovador aproveita Sol algarvio

O Algarve vai ter uma central de energia solar capaz de produzir electricidade para 10 mil pessoas a partir de 2009.A central,que utilizará tecnologia pioneira,vai começar a ser construída ainda este ano no Sítio da Capelinha,em Tavira.Segundo Macário Correia,presidente da Câmara local,"o objectivo é produzir energia eléctrica para a rede de distribuição".

O projecto,um investimento nacional e estrangeiro,está orçado em 19 milhões de euros e prevê a produção de energia suficiente para abastecer de electricidade metade da população de Tavira (cerca de 24 mil habitantes).

Segundo Manuel Collares Pereira,director técnico do projecto,a central,que ocupará uma área de oito hectares,vai testar uma tecnologia australiana com "um sistema inovador" que utiliza apenas energia solar para fabricar electricidade.De acordo com este responsável,a central deverá criar 40 postos de trabalho e vai colocar a região no mapa."Tavira será visitada por centenas de milhares de pessoas interessadas em conhecer este sistema inovador.Vamos ficar no mapa pelo prestígio",acredita.

Collares Pereira sublinha que Tavira é apenas o primeiro passo para a construção de novas e maiores centrais no "país da União Europeia mais rico em Sol",estando já outros municípios alentejanos interessados em projectos semelhantes.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
RosaLati
Convidado



MensagemAssunto: Re: Energia Nuclear   Seg 26 Fev - 14:53

Adorei a parte do Sol Algarvio, cara amiga. Já cá estou com umas saudades desse Sol!!!!!!!!!!!!

Um abraço
Voltar ao Topo Ir em baixo
Anonymou
Convidado



MensagemAssunto: Re: Energia Nuclear   Ter 27 Fev - 11:13

Eu cá até já ia de férias. Só de pensar o que ainda vou penar na escola!!!!!!!ai como é dura a vida de estudante!!!!!coitadinha de mim!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Beladona



Número de Mensagens : 506
Localização : Algarve
Data de inscrição : 25/09/2006

MensagemAssunto: Re: Energia Nuclear   Ter 27 Fev - 13:03

Caras amigas,vá,suspirem à vontadinha...,quanto a mim,faz-se o que se pode com o Sol que temos por cá pelo Algarve,o que é que querem?Não se pode ter tudo,né?

Demorei,tive de fazer opções e tive a oportunidade de me poder instalar por cá,num clima bastante ameno,pelo menos para as minhas bandas...

Um abraço da Beladona
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
RosaLati
Convidado



MensagemAssunto: Re: Energia Nuclear   Qua 28 Fev - 14:33

Ai, amiga!!!!!!! eu bem que espero a minha transferência aí para baixo. Mas...tá difícil. Se eu pudesse, ia já a correr.
Jocas
Voltar ao Topo Ir em baixo
Beladona



Número de Mensagens : 506
Localização : Algarve
Data de inscrição : 25/09/2006

MensagemAssunto: Re: Energia Nuclear   Qui 15 Mar - 16:34

Caros amigos

Voltando às energias renováveis.Li no outro dia no jornal DN de 13-03-07,o que vão ser algumas das apostas de Portugal neste tipo de energias:

Eólica no vale do Minho Nova Auto-Europa

O Parque Eólico de S.Paio,em Vila Nova de Cerveira,é um dos dez que até finais de 2008 vão ser construídos no vale do Minho,num investimento superior a 400 milhões de euros,de que vai resultar a obtenção de uma potência total de 300 megawatts.A energia produzida nestes parques será equivalente ao consumo de 300 mil lares,permitindo poupar cerca de 500 mil toneladas por ano em emissões de CO2.O Presidente inteirou-se ainda do investimento de 161 milhões de euros que a Eólicas de Portugal se propõe realizar na construção de sete fábricas de componentes de aerogeradores e na ampliação de mais 12 e de 1500 milhões de euros na implementação de 50 parques eólicos.Um novo complexo equivalente à Auto-Europa.


FEUP Vários projectos para a sustentabilidade ambiental

Um projecto em desenvolvimento na FEUP é o Aquastress,que visa obter um conhecimento mais aprofundado do stress hídrico e,no caso de Portugal,contribuir para um desenvolvimento sustentado do Alqueva,melhorando o uso e a alocução da água para o abastecimento urbano e agrícola.Outro projecto que está em curso é o da reciclagem de resíduos para produção de biodiesel e que tenciona instalar uma unidade de produção em Santa Maria da Feira para abastecer a frota municipal.O Presidente da República ficou ainda a conhecer o Projecto Piscis,que tem por fundamento a concepção,desenvolvimento e implementação de um sistema avançado para a pesquisa de zonas costeiras,baseado em pequenos veículos submarinos.


Martifer Protótipo para ondas à escala real em 2010

A Martifer posiciona-se como um fornecedor integrado de projectos "chave na mão" no sector das energias renováveis,designadamente nos parques eólicos e nas unidades industriais de biodiesel.A fábrica da Roménia está em fase de testes enquanto que a de Aveiro deverá estar concluída na primeira semana de Maio.Na distribuição,a meta é ter,até 2010,uma rede de 100 postos de biodiesel em Portugal.A Martifer desenvolve,ainda,projectos de energia solar e das ondas.Neste último domínio,a empresa de Oliveira de Frades está convicta de que em 2010 terá um protótipo à escala real.Carlos Martins,presidente da empresa,acredita que em dez anos,a energia das ondas terá um custo equivalente ao da eólica hoje.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Beladona



Número de Mensagens : 506
Localização : Algarve
Data de inscrição : 25/09/2006

MensagemAssunto: Re: Energia Nuclear   Sex 29 Jun - 14:37

Li no jornal 24 Horas de hoje 29-06-07, o seguinte:

Reactor

A Câmara de Loures vai pedir uma reunião com o Instituto de Tecnologia Nuclear, para saber "o que se passa efectivamente" com o reactor nuclear de Sacavém.

A decisão segue-se à instauração de um processo a Portugal pela Comissão Europeia por incumprimento das responsabilidades do País na segurança do reactor de investigação.

João Galhardas,vereador com o pelouro do Ambiente da Câmara de Loures, diz ter sido pedida uma reunião com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, responsável pelo reactor, que visa esclarecer o àmbito do processo e "pressionar as autoridades com vista à segurança das populações".

O vereador do PSD lembra que a queixa tem a ver com a proximidade do reactor de zonas de elevada densidade populacional e com a utilização de águas dos rios do Concelho para o seu arrefecimento.

O reactor é utilizado só para investigação científica, e funciona desde 1961.

---

Esperemos que não haja motivos para grandes preocupações, e que tudo não passe de um excesso de zelo da Comissão Europeia, para com as populações que estão perto do reactor nuclear...Imagine-se se tivessemos um reactor mesmo a sério, daqueles de alta escala...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Longair



Número de Mensagens : 402
Data de inscrição : 29/08/2006

MensagemAssunto: Re: Energia Nuclear   Qui 12 Jul - 5:37

Bem, falando do nuclear acho optimo pa nós e tb pós outros mas de preferençia que estoure nos outros Smile
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Energia Nuclear   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Energia Nuclear
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Gasto de Energia - Fornos
» Picoles Kibon realmente vendem no salão???
» Forno eletrico é mais econômico?
» QUAL O MELHOR FORNO ESTEIRA
» Forno a gas, eletrico, ou a lenha, qual é mais barato?

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Porque a Monarquia também é Política :: Visões Políticas :: Nada de Politiquices-
Ir para: